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Clássico de Plínio Marcos faz temporada no Teatro Aliança Francesa

Renato Fernandes / Divulgação

Uma trama que retrata aspectos da recessão e desemprego, temas atemporais que marcaram a carreira do ‘repórter de um tempo mau’, ou seja, de Plínio Marcos. Esse é o mote do espetáculo Quando as Máquinas Param que está no no Teatro Aliança Francesa. A montagem tem direção deAugusto Zacchi, supervisão artística de Oswaldo Mendes e protagonizada pelos atores Carol Cashie e Cesar Baccan. As sessões ocorrem sextas e sábados, às 21h, e domingos, às 19h30, até 24 de fevereiro.

Escrito em 1967, o texto mostra a dificuldade de Zé em encontrar trabalho, o que torna a relação com Nina, sua esposa, cada vez mais complicada. Nessa situação de penúria, ele revela um lado que ela antes não conhecia.

Por sempre abordar temas ácidos em sua dramaturgia, Plínio Marcos nunca foi bem visto pelas autoridades e instituições repressoras, suas obras ficaram conhecidas por falar de assuntos que geralmente estavam silenciados.

“Na peça, somos apresentados a Nina e Zé, jovem casal de uma vila operária na periferia. Poderia ser apenas mais uma história de amor de dois jovens com sonhos de Romeu e Julieta. Sonhos modestos de uma novela de rádio ou de um time de futebol. Mas Plínio nos mostra o que acontece quando as máquinas param para José e ele vai para o olho da rua. De repente, a modesta felicidade sonhada não resiste à brutalidade do desemprego e à incerteza do amanhã”, fala Oswaldo Mendes.

Para Mendes, um dos méritos da dramaturgia é colocar em cena várias camadas vulneráveis da ferida social que envolve os personagens. “Lá estão os meninos no futebol de rua, despreparados como Zé para enfrentar a vida e o trabalho. O jovem sem profissão. A mulher, arrimo de família, sustentando o duro cotidiano da casa. O sindicato que não se preocupa com os desempregados. O trabalhador que explora o próprio trabalhador. Como Brecht, Plínio Marcos faz ruir à nossa frente uma história de amor. Ele é apenas o poeta que nos pega pela mão e leva até seus personagens para que não nos esqueçamos deles”.

Quando as Máquinas Param é uma peça que marcou história no teatro brasileiro e já teve Tony Ramos, Luiz Gustavo e Marcos Paulo, nos papeis masculinos, Walderez de Barros, Yara Amaral e Miriam Mehler, nos papeis femininos, em montagens dirigidas por Nelson Xavier, Jonas Bloch e também pelo próprio dramaturgo, Plinio Marcos.

SOBRE O TEATRO ALIANÇA FRANCESA

Desde sua criação, em 1964, o Teatro Aliança Francesa destacou-se como um espaço de encontros intelectuais e artísticos entre a França e o Brasil. Ao longo dos anos, importantes nomes da dramaturgia brasileira se apresentaram e foram revelados, como Marília Pêra e Gianfrancesco Guarnieri. Além disso, o espaço já acolheu textos de grandes escritores franceses, como Eugène Ionesco e Molière, e possibilitou residências artísticas, como a do Grupo Tapa, por mais de uma década.

Ficha técnica

Autor: Plínio Marcos. Supervisão Artística: Oswaldo Mendes. Direção: Augusto Zacchi. Elenco: Carol Cashie e Cesar Baccan. Figurino e Cenário: Marcela Donato. Iluminação: Nelson Ferreira. Trilha Sonora: Marcelo Ullmann. Fotos: Ronaldo Gutierrez. Designer Gráfico: Rafael Oliveira. Mídias Sociais: Gigi Prade. Produção Geral e Realização: Baccan Produções.

Serviço:

Quando as Máquinas Param

De 18 de janeiro a 24 de fevereiro. Sextas e sábados às 21h e domingos, às 19h30. Ingressos: R$ 30 / R$15 (meia).  Classificação: 12 Anos.Duração: 60 Minutos

TEATRO ALIANÇA FRANCESA – Sala Atelier

Rua General Jardim 182 – Vila Buarque.

Capacidade: 40 lugares.

Ar condicionado

Café Espace Douce France

Estacionamento conveniado em frente e na Rua Rego Freitas 285.
Informações: (11) 3572-2379

www.teatroaliancafrancesa.com.br

https://www.facebook.com/teatro.af/

Bilheteria

On-line: www.ingressorapido.com.br ou pelo telefone 4003.1212 ou aplicativo

No local: somente em dias de espetáculo, aberta 1h antes do início da apresentação

Autor Ivo Junior

Admirador de televisão, comunicador nato e frequentador do mundo dos famosos. Encontrou nesse meio a forma de informar e entreter, prezando a agilidade e a excelência da informação.

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