Home / Notícias / Like a Prayer, de Madonna, completa 30 anos

Like a Prayer, de Madonna, completa 30 anos

Reprodução / Facebook

Neste domingo, 3 de março, a música Like a Prayer, de Madonna, completou 30 anos desde seu lançamento. O álbum de mesmo nome foi lançado três semanas seguintes.

O primeiro single do quarto disco de estúdio da rainha do pop veio para quebrar paradigmas. Madonna queria uma música mais artística e decidiu misturar religião no tema da nova canção. É claro que podemos encontrar temas sexuais, mas no geral trata-se de religião. Para a cantora, a letra se tratava de uma garota cujo único homem em sua vida era Deus e foi inspirada em sua educação religiosa.

Isso ficou claro com o videoclipe que polemizou ao mostrar um santo negro numa época em que todo o conceito de religião e preconceito racial era considerado tabu. Além disso, entidades religiosas e até mesmo a Santa Sé tentou boicotar o videoclipe, pois continha símbolos católicos como estigmas e cruzes em chamas.

A música foi aclamada pelas suas diferentes interpretações em relação ao seu clipe musical e foi alvo de estudiosos para tentar entender o que Madonna propôs. Depois que o álbum foi lançado, os singles “Cherish“, “Express Yourself“, “Oh Father“, “Dear Jessie” e “Keep it Together” foram lançados e ajudaram a marcar a mudança na carreira de Madonna, que passou a ser reconhecida como uma cantora que sabe vender conteúdo com conceito e não um mero pop dançante.

Todo esse sucesso foi comprovado com a turnê para promoção do álbum, “Blond Ambition” que tem a cena mais conhecida de Madonna. Em “Like a Virgin“, a cantora usa uma peruca loira com rabo de cavalo e o espartilho com sutiã de cone além de simular sexo explícito ao vivo. A turnê foi tão polêmica que nos shows de Toronto a polícia canadense ameaçou prender Madonna caso ela cantasse “Like a Virgin” e o Papa implorou para que os italianos boicotassem o show. Como resultado, todos os 80 mil ingressos em Toronto e os 100 mil ingressos em Roma e Turim foram vendidos sem problemas e Madonna seguiu com seu show sem nenhuma mudança.

Like a Prayer” alcançou o topo das paradas americanas, britânicas, holandesas, brasileiras, australianas, canadenses, dinamarquesas, foi eleita pela revista Rolling Stone como a melhor música de Madonna e uma das 500 melhores músicas já gravadas.

Relembre o vídeo polêmico abaixo:

Autor Mateus Buzzo

Bacharel em tradução e interpretação, pós graduado em inglês, Mateus é apaixonado pelo mundo da música em geral e cinema.

Veja Também

Lulu Santos declarou todo o seu amor ao marido nas redes sociais

Reprodução / Instagram Eita que lindo casal! Lulu Santos usou suas redes sociais para postar …