Home / Cinema / Guillermo Del Toro lança “Histórias Assustadoras”, seu novo longa metragem

Guillermo Del Toro lança “Histórias Assustadoras”, seu novo longa metragem

Reprodução / Diamonds Films

O diretor (produtor, autor, ator…) Guillermo Del Toro lança nesta quinta-feira, 8 de agosto, mais um filme que promete ser outra de suas obras fantasiosas e místicas. “Histórias Assustadoras Para Contar no Escuro” é uma adaptação do livro infantil de mesmo nome que foi lançado originalmente em 1981 e relançado entre 1991 e 2011.

No filme, um grupo de adolescentes decide entrar numa casa assombrada na noite de Halloween na pequena cidade de Mill Valley. Eis que uma das jovens, Stella (Zoe Colletti), leva consigo o livro de histórias de Sarah (Kathleen Pollard) e começa a ler. O problema é que Sarah morreu há pelo menos cem anos, mas deixou dentro da casa assombrada seu espírito cheio de ira por fatos que aconteceram enquanto estava viva e diz a lenda urbana que quem lesse seu livro de histórias não ficaria vivo para contá-las.

Os adolescentes, então, percebem que algumas dessas histórias acabam por se tornar realidade causando suas próprias mortes.

Como todo filme de terror adolescente, a trama gira em torno deste grupo e conta com jump-scare, uma mocinha inocente, um bad boy, um “príncipe encantado” para a protagonista, os amigos divertidos, dramas pessoais e ainda dá tempo para explorar um pouco de amor. Diferente de outros filmes do gênero como “Halloween” e “Pânico”, “Histórias Assustadoras” não é um filme com extrema violência, sangue e chacina. O que chama a atenção são os monstros e fantasmas e é aí que temos a certeza de que Guillermo Del Toro não só produziu o longa, mas também o escreveu.

O elenco não é dos mais chamativos. Poucos rostos serão reconhecidos pelo público; talvez nenhum, mas os atores dão conta do recado. A direção ficou por conta do norueguês André Øvredal, que já dirigiu “A Autópsia”. Del Toro entra aqui como produtor executivo. O mexicano já dirigiu filmes como “O Labirinto do Fauno” e o último, o ganhador do Oscar de Melhor Filme em 2017, “A Forma da Água”. Quem acompanha sua carreira sabe o quão bizarra suas produções podem ser então esperem ver aqui monstros de todos os tipos e coisas inaceitáveis (ou pelo menos não comuns) na cultura brasileira como adolescentes (de no máximo 16 anos) morando sozinhos em outra cidade ou sendo convocados para a Guerra do Vietnã.

A trilha sonora ficou por conta de Marco Beltrami, mestre em trilhas sonoras para filmes adolescentes. Beltrami já ficou a frente da sonoridade malígna de “Amaldiçoados” e da franquia “Pânico”, mas também já trabalhou com nomes alheios ao cinema, como Marilyn Manson, na trilha sonora de “Resident Evil“. O tema principal ficou por conta de Lana Del Rey, que regravou “Season of the Witch“, originalmente gravada por Donovan em 1966. Para o cinema, Del Rey já regravou “Once Upon a Dream“, tema de “Malévola”, e gravou sua própria “Young & Beautiful“, para “O Grande Gatsby”.

No geral, “Histórias Assustadoras” não assusta quem é fã do gênero, mas intriga quem gosta de lendas urbanas, especialmente as americanas. Del Toro e Øvredal nos entregam 100 minutos de terror, suspense e um pouco de comédia. No Brasil, o filme é lançado hoje e no restante do mundo, amanhã.

Zoe Colletti & Michael Garza / Reprodução / Diamonds Films

 

Zoe Colletti / Reprodução / Diamonds Films

 

Reprodução / Diamonds Films

Autor Mateus Buzzo

Bacharel em tradução e interpretação, pós graduado em inglês, Mateus é apaixonado pelo mundo da música em geral e cinema.

Veja Também

Xuxa estreia turnê “Xuxa Xou” em SP pedindo respeito às diferenças

Blad Meneghel / Divulgação A noite de sábado (17) no Credicard Hall em São Paulo …

Deixe uma resposta