Home / Cinema / Cena revela como ‘Tsé’ escapou de trem que seguia para campo de extermínio

Cena revela como ‘Tsé’ escapou de trem que seguia para campo de extermínio

Divulgação

Em cena do filme ‘Tsé’, de Fábio Kow – sobre sua avó, a polonesa judia Tsecha Szpiegel –, ela conta como escapou do trem que a levava para o campo de extermínio de Sobibor, na Polônia, durante a Segunda Guerra Mundial: foi empurrada por sua própria mãe pelo vitrô do vagão de carga.

Um dos vencedores da última edição do Doc Without Borders Film Festival, “Tsé” apresenta a história dessa mulher, que conseguiu chegar ao Brasil e formar sua família ao lado do marido, também refugiado.  O filme conta com depoimentos, imagens reais da guerra, vídeos de arquivo de festas e encontros familiares, além de ilustrações. A estreia nos cinemas está marcada para 12 de setembro, com distribuição da Pagu Pictures.

Sinopse

Quando tinha 14 anos, a judia polonesa Tsecha Szpigel, Tsé, foi atirada pela janela de um trem em movimento pela própria mãe, para salvá-la. O trem estava a caminho do campo de extermínio nazista de Sobibor. Tsé precisou se reinventar para sobreviver. Anos mais tarde, veio para o Brasil. O documentário relata a sua saga através de depoimentos da própria Tsé, de seus descendentes e sob olhar de seu neto, Fábio Kow, diretor do filme. A história trata de questões universais, como a intolerância, o amor à vida e a constante reinvenção.

Veja o trailer!

Autor Bruno Silva

Amante de artes, Bruno está sempre ligado nas novidades da música pop nacional e internacional.

Veja Também

TOPÍSSIMA: Paulo Roberto e Lima armam contra Sophia

Lima (Guilherme Winter) vai até a casa de Paulo Roberto (Floriano Peixoto) para falar sobre …